terça-feira, 25 de novembro de 2008

É DE ARREPIAR

Muito interessante!
No mês de agosto de 2001, Moshê, um bem sucedido empresário judeu, viajou para Israel a negócios.
Na quinta feira, dia nove, entre uma reunião e outra, o empresário aproveitou para ir fazer um lanche rápido em uma pizzaria na esquina das ruas Yafo e Mêlech George no centro de Jerusalém.
O estabelecimento estava superlotado. Logo ao entrar na pizzaria, Moshê percebeu que teria que esperar muito tempo numa enorme fila, se realmente desejasse comer alguma coisa - mas ele não dispunha de tanto tempo.
Indeciso e impaciente pôs-se a ziguezaguear por perto do balcão de pedidos, esperando que alguma solução caísse do céu.
Percebendo a angústia do estrangeiro, um israelense perguntou-lhe se ele aceitaria entrar na fila na sua frente. Mais do que agradecido,
Moshê aceitou. Fez seu pedido, comeu rapidamente e saiu em direção à sua próxima reunião.
Menos de dois minutos após ter saído, ele ouviu um estrondo aterrorizador. Assustado, perguntou a um rapaz que vinha pelo mesmo caminho que ele acabara de percorrer o que acontecera. O jovem disse que um homem-bomba acabara de detonar uma bomba na pizzaria Sbarro`s...
Moshê ficou branco. Por apenas dois minutos ele escapara do atentado. Imediatamente lembrou-se do homem israelense que lhe oferecera o lugar na fila.
Certamente ele ainda estava na pizzaria.
Aquele sujeito salvara a sua vida e agora poderia estar morto. Atemorizado, correu para o local do atentado para verificar se aquele homem necessitava de ajuda. Mas encontrou uma situação caótica no local.
A Jihad Islâmica enchera a bomba do suicida com milhares de pregos para aumentar seu poder destrutivo. Além do terrorista, de vinte e três anos, outras dezoito pessoas morreram, sendo seis crianças. Cerca de outras noventa pessoas ficaram feridas, algumas em condições críticas. As cadeiras do restaurante estavam espalhadas pela calçada. Pessoas gritavam e acotovelavam-se na rua, algumas em pânico, outras tentando ajudar de alguma forma.
Entre feridos e mortos estendidos pelo chão, vítimas ensangüentadas eram socorridas por policiais e voluntários. Uma mulher com um bebê coberto de sangue implorava por ajuda.
Um dispositivo adicional já estava sendo desmontado pelo exército.
Moshê procurou seu 'salvador' entre as sirenes sem fim, mas não conseguiu encontrá-lo.
Ele decidiu que tentaria de todas as formas saber o que acontecera com o israelense que lhe salvara a vida. Moshê estava vivo por causa dele.
Precisava saber o que acontecera, se ele precisava de alguma ajuda e, acima de tudo, agradecer-lhe por sua vida.
O senso de gratidão fez com que esquecesse da importante reunião que o aguardava.
Ele começou a percorrer os hospitais da região, para onde tinham sido levados os feridos no atentado.
Finalmente encontrou o israelense num leito de um dos hospitais. Ele estava ferido, mas não corria risco de vida.
Moshê conversou com o filho daquele homem, que já estava acompanhando seu pai, e contou tudo o que acontecera. Disse que faria tudo que fosse preciso por ele. Que estava extremamente grato àquele homem e que lhe devia sua vida. Depois de alguns momentos, Moshê se despediu do rapaz e deixou seu cartão com ele. Caso seu pai necessitasse de qualquer tipo de ajuda, o jovem não deveria hesitar em comunicá-lo.
Quase um mês depois, Moshê recebeu um telefonema em seu escritório em Nova Iorque daquele rapaz, contando que seu pai precisava de uma operação de emergência. Segundo especialistas, o melhor hospital para fazer aquela delicada cirurgia fica em Boston, Massachussets.
Moshê não hesitou. Arrumou tudo para que a cirurgia fosse realizada dentro de poucos dias.Além disso, fez questão de ir pessoalmente receber e acompanhar seu amigo em Boston, que fica a uma hora de avião de Nova Iorque.
Talvez outra pessoa não tivesse feito tantos esforços apenas pelo senso de gratidão. Outra pessoa poderia ter dito 'Afinal, ele não teve intenção de salvar a minha vida: apenas me ofereceu um lugar na fila'
Mas não Moshê. Ele se sentia profundamente grato, mesmo um mês após o atentado. E ele sabia como retribuir um favor.
Naquela manhã de terça-feira, Moshê foi pessoalmente acompanhar seu amigo - e deixou de ir trabalhar. Sendo assim, pouco antes das nove horas da manhã, naquele dia onze de setembro de 2001. Moshê não estava no seu escritório no 101º andar do World Trade Center Twin Towers.

(Relatado em palestra do Rabino Issocher Frand) 'Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.' Salmos 100:4

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?

O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.
O filho se senta sozinho no topo de uma montanha toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte.
Ele não pode gritar por socorro para ninguém.
Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem.
Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.

O menino está naturalmente amedrontado.
Ele pode ouvir toda espécie de barulho.
Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele.
Talvez alguns humanos possam feri-lo.
Os insetos e cobras podem vir picá-lo.
Ele pode estar com frio, fome e sede.
O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda.
Segundo os Cherokees, este é o único modo de ele se tornar um homem.
Finalmente...
Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida.
Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele.
Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.

Nós também nunca estamos sozinhos!
Mesmo quando não percebemos, Deus está olhando para nós, 'sentado ao nosso lado'.
Quando os problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos protegendo.
Moral da história:
Apenas porque você não vê Deus, não significa que Ele não esteja conosco.
Nós precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nossa visão material.

Assim, evite tirar a sua venda antes do amanhecer...

domingo, 23 de novembro de 2008

A VERDADE E A PARÁBOLA (CONTO JUDAICO)

Um dia, a Verdade decidiu visitar os homens, sem roupas e sem adornos, tão nua como seu próprio nome.

E todos que a viam lhe viravam as costas de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas.

Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, criticada, rejeitada e desprezada.

Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, trajando um belo vestido e muito elegante.

— Verdade, por que você está tão abatida? — perguntou a Parábola.

— Porque devo ser muito feia e antipática, já que os homens me evitam tanto! — respondeu a amargurada Parábola.

— Que disparate! — Sorriu a Parábola. — Não é por isso que os homens evitam você. Tome. Vista algumas das minhas roupas e veja o que acontece.

Então, a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola, e, de repente, por toda parte onde passava era bem-vinda e festejada.

MORAL DA HISTÓRIA: Os seres humanos não gostam de encarar a Verdade sem adornos. Eles preferem-na disfarçada.

Retirada do: http://paxprofundis.org/livros/parabolas/parabolas.html

A FLAUTA MÁGICA

Era uma vez um caçador que contratou um feiticeiro para ajudá-lo a conseguir alguma coisa que pudesse lhe facilitar o trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias, o feiticeiro lhe entregou uma flauta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar.
Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caçada, convidando dois outros amigos caçadores para a África.
Logo no primeiro dia de caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre.
De imediato, o caçador pôs-se a tocar a flauta e, milagrosamente, o tigre que já estava próximo de um de seus amigos, começou a dançar.
Foi fuzilado a queima roupa. Horas depois, um sobressalto. A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore.
Ao som da flauta, contudo, o animal transformou-se, ficando manso dançou. Os caçadores não hesitaram e mataram-no com vários tiros. E foi assim, a flauta sendo tocada, animais ferozes dançando, caçadores matando.
Ao final do dia, o grupo encontrou pela frente, um leão faminto. A Flauta soou, mas o leão não dançou. Ao contrário, atacou um dos amigos do Caçador flautista, devorando-o.
Logo depois, devorou o segundo.
O tocador, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum. O leão não dançava. E enquanto tocava e tocava o caçador foi devorado.
Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam. Um deles "falou" com sabedoria: - Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem o surdinho.
Moral da História:
- Não confie cegamente nos métodos que sempre deram certo: Um dia podem falhar...
- Tenha sempre planos de contingência.
- Prepare alternativas para as situações imprevistas.
- Preveja tudo que pode dar errado e prepare-se.
- Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir.

"Cuidado com os leões surdos".

Retirado do site: http://sites.br.inter.net/jerry/?id=1183

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

UMA HISTÓRIA REAL

Numa ceia de confraternização no Club CILSA da cidade de Santa Fé, que reúne especialmente a amigos e familiares de crianças com capacidades especiais, o pai de uma destas crianças pronunciou um discurso que nunca será esquecido pelas pessoas que o escutaram.
Depois de parabenizar e enaltecer a instituição e a todos os que trabalham por e para ela, este pai disse a seguinte reflexão:
- Quando não há agentes externos que interfira com a natureza, a ordem natural das coisas alcança a perfeição. Porém meu filho, não pode aprender como outras crianças. Não pode entender as coisas como outras crianças. Onde está a ordem natural das coisas em meu filho? Todos tiveram um impacto diante daquela pergunta. O pai do menino continuou dizendo:
- Eu creio que quando um menino como Facundo, físico e mentalmente deficiente vem ao mundo, uma oportunidade de ver a verdadeira natureza humana se apresenta e se manifesta na forma em que outras pessoas tratam a essa criança.
Então contou que um dia caminhava com seu filho pela via de um pequeno clube do bairro, onde, por trás de um alambrado, algumas crianças jogavam futebol. Facundo perguntou a seu pai:
- Acreditas que me deixariam jogar?
O pai sabia que a maioria dos meninos não gostaria que alguém como Facundo jogasse em sua equipe, porém também entendeu que se permitisse que seu filho jogasse lhe dariam um sentido de pertinência muito necessário e a confiança de ser aceito por outros apesar de suas habilidades especiais.
Ingressaram por uma abertura do alambrado, que se notava em outro tempo havia possuído um pequeno portão de lata. Quando (no intervalo do jogo) aproximou-se, de onde Facundo e seu pai estavam parados, o menino que tinha a faixa de capitão do time de uma das equipes, o pai lhe perguntou (sem esperar muito) se Facundo poderia jogar... O menino olhou ao redor, como buscando alguém que o aconselhasse e disse:
- Estamos perdendo por dois a um... q a partida irá durar uns quinze minutos... Suponho que pode unir-se a nosso grupo de reservas e trataremos de que entre antes do final do jogo.
Facundo correu com dificuldade até o “banco de reservas” e com um amplo sorriso, vestiu uma camisa da equipe, suada e abandonada no chão por um jogador substituído que, fora do local, encontrava-se acariciando o tornozelo inchado.
Assim, Facundo se sentara entre o grupo dos que esperavam sua possibilidade de jogar, seu pai o contemplava. Os outros meninos notaram algo muito evidente: a felicidade do pai quando seu filho foi aceito.
Quando faltavam cinco minutos para terminar a partida, a equipe de Facundo conseguiu empatar o jogo, com um verdadeiro “golaço” da metade do campo, que surpreendeu o goleiro ao aparecer do lado do sol, pois já caia com a tarde...
Restavam alguns instantes quando ocorreu outro feito notável: uma mala de entrega de um defensor adversário permitiu ao centro-avante “da equipe de Facundo” fazer-se da jogada na área e quando se organizava para definir com muitas possibilidades, ao defensor, ofuscado por sua desafortunada jogada anterior, esbarrou por trás, o árbitro apitou sem titubear:
- Pênalti! Pênalti “sobre a hora”...!
No meio de calorosos festejos da equipe, pela incomparável oportunidade de ganhar e “sobre a hora” o tradicional oponente, se viu que o centro dianteiro, encarregado principal de golpear os pênaltis, mal podia pôr-se em pé devido o forte golpe recebido.
Foi aí que o garoto com a faixa de capitão do time convocou ao grupo de jogadores que deliberava sobre quem bateria a penalidade máxima e lhes indicou a todos, a voz em coro e assinalando a Facundo:
- Temos entre os reservas o melhor batedor de pênaltis da equipe!
- Eu saio! E ele entra para bater o pênalti!
Ele autorizou a troca dos jogadores, em meio da surpresa do restante da equipe, o capitão se dirigiu até Facundo, sentado distraído na borda do campo. Posicionou-se ao seu lado, lhe deu a mão e... de um puxão o posicionou em pé, lhe deu um ligeiro abraço e quando se retirava despreocupado, girou e lhe gritou:
- Sorte!
Facundo, obviamente extasiado somente por estar no jogo e no campo sorria de orelha a orelha. Seu pai o animava, no entanto, em sua cabeça um turbilhão de perguntas aconteciam sem controle: com esta oportunidade, lhe deixaram bater o pênalti e renunciar a possibilidade de ganhar a partida?
Surpreendentemente, Facundo entrou no campo. Seus dificultosos passos e sua desalinhada figura indicaram a todos os jogadores do campo que um certeiro disparo por parte de Facundo era impossível. Assim mesmo sabiam ser um suposto perito em futebol, todos se deram conta de que não poderiam, possivelmente, conseguir levar a bola ao arco.
Sem obstáculo nenhum, parou diante da bola posicionada no círculo, a dois passos do jogador oponente, o pai de Facundo obteve a forte sensação de que possivelmente... a outra equipe... estaria disposta... a perder... para permitir a seu filho ter um grande momento em sua vida!
Facundo se moveu alguns passos a frente e golpeou a bola muito suavemente. O jogador, que supôs obviamente a direção que levava o balão, se lançou para um lado… como para sacá-la no ângulo superior do arco!... no entanto a bola ingressava apenas rodando abaixo de seu corpo… e ultrapassava a linha do gol!
O árbitro validou a jogada e apitou dando por terminado a partida… Facundo, com seus braços no alto, transbordando felicidade, girou a cabeça olhando para seu pai… no entanto (que coisa estranha!) os jogadores de ambas equipes o vitoriavam e abraçavam como a um herói, que converteu o gol que deu a seu país o campeonato de futebol…
“Esse dia”, disse o pai, “os meninos das equipes ajudaram, dando-lhe a este mundo um pedaço do verdadeiro, caloroso e primitivo, amor humano”. O amor e a grandeza também forma parte da “ordem natural das coisas”.
Facundo não sobreviveu ao outro verão. Morreu nesse inverno... sem duvidar nunca ter sido um herói... e ter feito seu pai muito feliz... ao conseguir voltar pra casa nesse dia e ver sua mãe chorando de felicidade, abraçando o herói do dia.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

TUDO DEPENDE DE MIM

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite.

É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.

Posso reclamar porque está chovendo... ou agradecer às águas por lavarem a poluição.

Posso ficar triste por não ter dinheiro...
ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria.... ou posso ser grato por ter nascido.

Posso reclamar por ter que ir trabalhar...
ou agradecer por ter trabalho.

Posso sentir tédio com as tarefas da casa... ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.

Posso lamentar decepções com amigos... ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.

O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.

E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.

"Tudo depende só de mim."


Charles Chaplin

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O ESPELHO

(Procura-se o Autor)


"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho
a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória
na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor"
(2º Coríntios 3:18)

Certo dia, um rapaz desiludido resolveu seguir o exemplo
dos "contos da infância". Colocou-se frente ao seu espelho e perguntou:
- Querido espelho, olhe para mim e me diga:
Existe alguém mais infeliz do que eu?
- Com certeza, respondeu o espelho, existe alguém
mais triste que tu neste momento. E este alguém sou eu.
O rapaz olhou espantado. Não esperasse que um espelho falasse, e ainda contra ele. Mas o espelho prosseguiu:
- Tu não imaginas a dor que eu sinto ao ver, no meu reflexo,
uma pessoa que deixou seus problemas tomar conta de sua vida,
que não tem mais vontade de lutar e principalmente que não consegue ver dentro de si as suas qualidades suas capacidades, seu talento. Queria que estivesse no meu lugar pra ver. Tu és uma pessoa tão inteligente, que fala para todos que tem um Deus, e tanta vez falou do amor de Deus, agora se mostra tão derrotado. Deus é tão pequeno assim em tua vida para que tu te sintas tão inferior assim? É pena que tu não vejas através de mim toda a tua facilidade em
lidar com as pessoas, o quanto é expressiva a tua voz e tua palavra,
quanto teu coração é forte, e o quanto as pessoas te amam.
Olhe para ti! Levanta essa cabeça, pois dificuldades todos temos, assim como todos guardam dentro de si algo especial para dar, a capacidade de tornar a própria vida prazerosa. Quantas são as pessoas que gostariam de ser como tu és: saudável, inteligente e com toda a vida pela frente! e no entanto, muitas delas são felizes e agradecem a Deus pelas suas vidas! Use a tua sensibilidade ela é essencial para a vida. Motive-se: ao acordar pela manhã, pense algo do tipo: "Hoje meu dia será produtivo, alegre e cheio de vida, pois tenho Deus comigo". Faça isso com amor no coração e concentre em teus objetivos. De hoje em diante, quero ver outra imagem refletida em mim. Uma imagem de alegria interior.

O Espírito de Deus nos fala no dia de hoje....

sábado, 15 de novembro de 2008

MÃE ESPECIAL

Muitas mulheres tornam-se mãe por acidente, algumas por escolha e umas por hábito.
De alguma maneira Deus pairando no ar sobre a terra, seleciona seus instrumentos de propaganda com muita deliberação e atenção. Conforme observa vai instruindo seus anjos para anotarem em um grande livro:
- Para Antonio e Elizabete, mande um menino, santo padroeiro...São Mateus...
- Para Francisco e Cristina, dê-lhes uma menina, santa padroeira, Santa Cecília...
- Daniel e Sõnia, gêmeos, santo padroeiro, São Geraldo... ele está acostumado com profanações!!
Finalmente passa um nome ao anjo e Deus lhe diz:
- Dê-lhe uma criança deficiente!!!
- Porque senhor se ela é tão feliz???
- Exatamente por isso, poderia eu dar uma criança deficiente a uma mãe que não soubesse amar??? Seria cruel demais.
- Mas ela é paciente??
- Não a quero muito paciente ou mergulhará num mar de auto-piedade e desespero, uma vez que passar o choque e o ressentimento ela saberá controlar a situação. Eu a estive observando, tem sensibilidade e independência, tão raras e necessárias a uma mãe, veja a criança que vou lhe dar, ela terá seu próprio mundo e isso não é fácil.
- Mas, Senhor, nem mesmo sei se ela acredita na sua existência!!!
Deus sorri.
- Não importa, nisso posso dar um jeitinho. Sim! Ela é perfeita!!! Tem o egoísmo necessário suficiente.
O anjo se assustou:
- "Egoísmo "??? E isso é virtude???
Balançando a cabeça afirmativamente Deus lhe respondeu:
- "Se ela não conseguir separar-se ocasionalmente de seu filho não sobreviverá"!!
Sim aqui está a mulher que abençoarei com uma criança menos que perfeita. Ela não tem consciência disso, mas ela é uma escolhida. Ela nunca desprezará uma palavra dita, nunca considerará um passo como corriqueiro.
Quando seu filho pela primeira vez puder dizer "mamãe", ela presenciará um milagre e saberá que é um milagre. A ela darei o dom de vêr claramente o que eu vejo, ignorância, crueldade, preconceito e dar-lhe-ei o dom de passar por sobre elas, nunca estando sozinha. Estarei do seu lado cada minuto e cada dia da sua vida, porque ela estará fazendo meu trabalho, tão bem como se estivesse aqui ao meu lado.
- E o santo padroeiro quem será??? – Perguntou o anjo com a caneta no ar....
DEUS SORRIU...
"UM ESPELHO PARA A MÃE SERÁ O SUFICIENTE"

EXCELENTES CONSELHOS:

‘A única maneira de conservar a saúde é comer o que não quer, beber o que não gosta e fazer o que preferia não fazer”.

Em muitos casos a frase de Mark Twain soa verdadeira. No entanto, as universisdades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:
1) Um copo de suco de laranja diariamente para aumentaro ferro e repor a vitamina C. O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
2) Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3) Trocar o paõzinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibras, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
4) Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
5) Adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6) Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
7) Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
8) Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lava-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
9) Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória....Faça alguns testes ou quebra cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.
10) Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
11) Rir. Uma boa gargalhada é um “mini-workout”, um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
12) Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre fescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
13) Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a sua mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporâ.
14) Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
15) Ter um animal de estimação. As pessoas que não tem animais domésticos sofrem mais estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.
16) Colocar tomate ou verduras frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas de Harvard Medical School.
17) Reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar a área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.
18) Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.
19) Comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20) E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
- Comer chocolate. Duas barras por semana estedem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
- Pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.
- Ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos Têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
- Conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o ‘ser’ sobre o ‘ter’ tem 35% de probabilidade de viver mais tempo.

Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se HÁBITOS....É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:

‘Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável!’

“Ensinar é como uma pedra que precisa ser lapidada. Quanto mais se ensina, mais se aprende e mais se tem consciência da própria ignorância”

ECO OU VIDA?

Um filho e seu pai caminhavam pela montanha.
De repente o filho cai, se machuca e grita: - Aai!!!
Para sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar na montanha: - Aai!!!
Curioso, pergunta: - quem é você?
E recebe como resposta: - quem é você?
Contrariado, grita: - seu covarde!!!
Escuta como resposta: - seu covarde!!!
Olha para o pai e pergunta aflito: - o que é isso?
O pai sorri e fala: - meu filho, presta atenção.
Então o pai grita em direção a montanha: - eu admiro você!
A voz responde: - eu admiro você!
De novo o homem grita: - você é um campeão!
A voz responde: - você é um campeão!
O menino fica espantado, não entende.
Então o pai explica: - As pessoas chamam isso de ECO, mas na verdade é a VIDA.
Ela lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz.
Nossa vida é simplesmente o reflexo de nossas ações.
Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu coração.
Se você quer mais responsabilidade da sua equipe, desenvolva a sua responsabilidade. Tanto no plano pessoal como no profissional,
a vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela.
Sua vida não é uma coincidência, é consequência!

CRISE MASCULINA

Quando eu completei 25 anos de casado, introspectivo, olhei para minha esposa e disse:

-Querida, 25 anos atrás nós tínhamos um fusquinha, um apartamento caindo aos pedaços, dormíamos em um sofá-cama e víamos televisão em uma TV preto e branco de 14 polegadas. Mas, todas as noites, eu dormia com uma loira gostosa, de 25 anos.

E continuei:

-Agora nós temos uma mansão, duas Mercedes, uma cama super-King-size e uma TV de plasma de 50 polegadas, mas eu estou dormindo com uma senhora de 50 anos. Parece-me que você é a única que não está evoluindo.

Minha esposa, que é uma mulher muito sensata, disse-me então, sem sequer levantar os olhos do que estava fazendo:

-Sem problemas. Saia de casa e ache uma loira de 25 anos de idade que queira ficar com você. Se isso acontecer, com o maior prazer eu farei com que você, novamente, consiga viver em um apartamento caindo aos pedaços, durma em um sofá-cama e não dirija nada mais do que um fusquinha.

Sabe que fiquei curado da minha crise de meia-idade? Essas mulheres mais maduras são realmente demais!

BONEQUINHO DE SAL

Certa vez, na distante terra dos bonecos, nasceu um lindo bonequinho, mas, que tinha uma diferença com relação aos outros de sua espécie. Ele, por obra divina não nasceu de algodão ou de pano como os outros bonequinhos. Ele era feito de sal. Era único em sua terra.
Quando criança sempre perguntava a seus pais porque sou de sal? Papai e mamãe bonecos não sabiam responder a pergunta. E assim, com esta duvida, o bonequinho cresceu.
Certo dia, quando jovem, decidiu sair pelo mundo, a fim de encontrar a resposta para sua duvida. Começou a andar...
A cada boneco que encontrava fazia a pergunta:
- Você sabe por que eu sou feito de sal? Porque eu nasci de sal?
Porém a resposta sempre era negativa aos seus anseios e duvidas.
Continuou a andar. Andar e andar. Andou por muitos anos. Por toda a terra. E fez as mesmas perguntas a milhares de bonecos, bonecas e bonequinhos:
- Você sabe por que eu sou feito de sal? Porque eu nasci de sal? - Não obteve a resposta.
Um dia, deparou-se com o inesperado. Estava diante do MAR. Não havia mais terra para percorrer e nem bonecos a quem questionar. Entristecido em frente ao mar, pensou: As terras acabaram não consegui obter minha resposta. Vou retornar para minha casa.
Ao dar meia volta, neste instante ouviu uma voz forte e poderosa que disse:
- BONEQUINHO. BONEQUINHO.
O bonequinho, um tanto assustado, perguntou:
- Quem esta falando?
A voz respondeu:
- SOU EU BONEQUINHO. O MAR.
- O que você desejas poderoso mar?
- APROXIME-SE. APROXIME-SE BONEQUINHO.
O bonequinho aproximou-se e uma pequena onda veio e dissolveu seu pé. Assustado o bonequinho desejou fugir. Mas o MAR insistiu:
- APROXIME-SE BONEQUINHO. NÃO TEMAS. ENTRE AQUI. ENTRE AQUI.
O bonequinho teve coragem e começou a entrar no mar. A cada centímetro mais o seu corpo Sumia. Sumia. Sumia. Antes, porem de sumir por completo, o bonequinho, satisfeito disse:
- AGORA SEI QUEM SOU. EU SOU O MAR.

"Ser feliz. Ter autonomia de pensamento e ações. Ser humano. Apoiar a nós mesmos e a nosso semelhante. Ser forte. Ter sucesso. Orgulho de sermos como somos. Observarmos com razão todas as coisas sem perdermos a ternura. Tudo isso e muito mais é totalmente possível com inteligência, fé e determinação". Alex Garcia

Minha Historia / SITE SENTIDOS
http://www.sentidos.com.br/canais/materia.asp?codpag=936&codtipo=2&subcat=54&canal=talento

ALIANÇA: ATO OU EFEITO DE ALIAR, CASAMENTO, ANEL DE NOIVADO OU DE CASAMENTO.

Para cada ano existe um material que representa uma nova etapa. É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Embora ocorram variações nos materiais associados, a lista abaixo é a que encontramos mais freqüentemente:
01º - Bodas de Papel
02º - Bodas de Algodão
03º - Bodas de Couro ou Trigo
04º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º - Bodas de Madeira ou Ferro
06º - Bodas de Açúcar ou Perfume
07º - Bodas de Latão ou Lã
08º - Bodas de Barro ou Papoula
09º - Bodas de Cerâmica ou Vime
10º - Bodas de Estanho ou Zinco
11º - Bodas de Aço
12º - Bodas de Seda ou Ônix
13º - Bodas de Linho ou Renda
14º - Bodas de Marfim
15º - Bodas de Cristal
16º - Bodas de Safira ou Turmalina
17º - Bodas de Rosa
18º - Bodas de Turquesa
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º - Bodas de Porcelana
21º - Bodas de Zircão
22º - Bodas de Louça
23º - Bodas de Palha
24º - Bodas de Opala
25º - Bodas de Prata
26º - Bodas de Alexandrita
27º - Bodas de Crisoprásio
28º - Bodas de Hematita
29º - Bodas de Erva
30º - Bodas de Pérola
31º - Bodas de Nácar
32º - Bodas de Pinho
33º - Bodas de Crizopala
34º - Bodas de Oliveira
35º - Bodas de Coral
36º - Bodas de Cedro
37º - Bodas de Aventurina
38º - Bodas de Carvalho
39º - Bodas de Mármore
40º - Bodas de Esmeralda
41º - Bodas de Seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de Azeviche
44º - Bodas de Carbonato
45º - Bodas de Rubi
46º - Bodas de Alabastro
47º - Bodas de Jaspe
48º - Bodas de Granito
49º - Bodas de Heliotrópio
50º - Bodas de Ouro
51º - Bodas de Bronze
52º - Bodas de Argila
53º - Bodas de Antimônio
54º - Bodas de Níquel
55º - Bodas de Ametista
56º - Bodas de Malaquita
57º - Bodas de Lápis-lazúli
58º - Bodas de Vidro
59º - Bodas de Cereja
60º - Bodas de Diamante
61º - Bodas de Cobre
62º - Bodas de Telurita
63º - Bodas de Sândalo
64º - Bodas de Fabulita
65º - Bodas de Platina
66º - Bodas de Ébano
67º - Bodas de Neve
68º - Bodas de Chumbo
69º - Bodas de Mercúrio
70º - Bodas de Vinho
71º - Bodas de Zinco
72º - Bodas de Aveia
73º - Bodas de Manjerona
74º - Bodas de Macieira
75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro
76º - Bodas de Cipestre
77º - Bodas de Alfazema
78º - Bodas de Benjoim
79º - Bodas de Café
80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º - Bodas de Cacau
82º - Bodas de Cravo
83º - Bodas de Begônia
84º - Bodas de Crisântemo
85º - Bodas de Girassol
86º - Bodas de Hortênsia
87º - Bodas de Nogueira
88º - Bodas de Pêra
89º - Bodas de Figueira
90º - Bodas de Álamo
91º - Bodas de Pinheiro
92º - Bodas de Salgueiro
93º - Bodas de Imbuia
94º - Bodas de Palmeira
95º - Bodas de Sândalo
96º - Bodas de Oliveira
97º - Bodas de Abeto
98º - Bodas de Pinheiro
99º - Bodas de Salgueiro
100º - Bodas de Jequitibá

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

É NECESSÁRIO SENTIR-SE ÚTIL

Em um aprazível riacho, vivia um casal de salamandras muito querido na cidade, pois tratava todos com muito amor e delicadeza. O pai era um grande homem robusto com um bom emprego. A mãe, dona de casa, tinha dois filhos, e estava grávida, quase que em tempo de parir. Toda a expectativa em volta desse novo filho era normal (até certo ponto), porque o que eles desejavam, na verdade, era ter uma filha rica em beleza e em saúde.
No final da tarde de um ensolarado domingo, aconteceu o parto. Segundo a doutora cegonha, foi muito complicado, pois ainda havia uma menina para nascer depois de duas horas de cirurgia. Com toda sua experiência, pensou que não tinha mais nada para fazer. Na certa, iria nascer morta. Porém, a graça de Deus veio e abundou todo aquele hospital e ela nasceu com vida e saúde. Não se sabe se foi por inexperiência ou por pouco caso, mas as enfermeiras pegaram-na de qualquer jeito e, por infelicidade do destino, não perceberam que lhe faltava uma perna.
Somente em casa, essa marca da sorte, ou da impossibilidade, foi descoberta. Por isso, a decepção e o constrangimento eram sentimentos que escorriam pelos olhos do casal. E, sem demora, a notícia se espalhou pela vizinhança.
Movido pela compaixão, o castor foi visitar a recém-chegada.
– Que graça é esta menina! – o bom castor exclamou.
O casal achou que ele estava debochando. Como poderia alguém achar graça em uma menina defeituosa?
Contudo, logo explicou por que isso estava acontecendo:
– Meus amigos, a deficiência não é uma vergonha. Deus vos escolheu para cuidar dessa menina, porque se tivesse escolhido outro casal, talvez, ela não tivesse o amor e a atenção necessários para o crescimento – continuou.
Irresoluto, porém, procurando entender tudo, o pai concordou e agradeceu a visita deste velho sábio.
E foi após esse encontro que a casa voltou a ser feliz. Todos brincavam e riam sem se lembrar de que a pequena salamandra era especial.
Com o passar dos anos, cada irmão foi ficando responsável por algo. Um pela limpeza da cozinha, outro, pela dos quartos e, sem nenhuma diferença, a pequena respondia pelas roupas.
Sem demora, tornou-se o orgulho da família; as roupas cheiravam amor e limpeza. Todos a elogiavam, o que servia como um estímulo para ela se dedicar mais à sua obrigação.
Algum tempo depois, bem na hora dos primeiros raios do sol começarem a cortar o céu, um grito de alegria ou de pavor, não se sabe ao certo, na casa se ouviu. Correndo com o coração na mão, o pai e a mãe foram ver o que se sucedia. Era a filha que estava em frente ao espelho onde viu uma pequenina perna nascendo. É de conhecimento popular que as salamandras são dotadas de um alto poder de regeneração. Todavia, ninguém se lembrava.
Em um curto período de tempo, ela ficou perfeita, saudável e muito, muito feliz. Isso aconteceu porque ela não deixou de fazer sua obrigação, o que lhe dava forças para lutar e para vencer.
Por fim, toda essa experiência deixou marcas apenas na memória dos familiares, pois, na dela, tudo ocorreu normalmente. E o importante é que ela compreendeu que, para que a caminhada não seja muito árdua, ser útil é o melhor remédio.
Contribuição: Vinicius Tomazinho
Blog: http://eaeducacao.blogspot.com/index.html

MÃE DESNECESSÁRIA

"A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista esta frase e ela sempre me soou estranha. Até agora. Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos.

Uma batalha interna hercúlea (tarefa para Hércules - símbolo do homem em luta contra as forças da natureza), confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a supermãe que todas têm dentro de si, lembro da frase, hoje absolutamente clara. Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.

Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de desamor, preciso explicar o que significa isto. Ser "desnecessária" é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustraçóes e cometer os próprios erros também.

A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda e um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho. Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vinculo não pára de se transformar ao longo da vida.

Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância e na divergência, no sucesso ou no fracasso, com peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.

Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser desnecessários, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidem atracar."

(Marcia Neder)

APROVEITE O TEMPO

Era uma vez... Uma criança que nasceu enferma. Uma enfermidade que não tinha cura.
Com 16 anos poderia morrer a qualquer momento. Sempre viveu em sua casa, aos cuidados de sua mãe.
Já estava farto e decidiu sair somente por uma vez. Pediu permissão a sua mãe e ela aceitou.
Caminhando por sua quadra viu muitas lojas. Ao passar por uma loja de músicas e ver a estante, notou a presença de uma menina muito terna de sua idade. Foi amor a primeira vista. Abriu a porta e entrou sem olhar nada que não fosse ela. Aproximou-se pouco a pouco, alcançou o mostrador onde ela se encontrava. Ela o olhou e lhe disse sorridente:
- Posso ajudá-lo em algo?
Ele só pensava que era o sorriso mais bonito que havia visto em toda sua vida.
Sentiu desejo de beijar-lhe. Sussurrando lhe disse:
- Sim, eeehhh, uuuhhh... eu gostaria de compra um CD. Sem pensar, pegou o primeiro que viu e lhe deu o dinheiro.
- Quer que o embrulhe? – perguntou a menina sorrindo novamente.
Ele respondeu que sim, movendo a cabeça; e ela foi ao depósito para embrulhar num papel e entregou-o. Ele o tomou e saiu da loja.
Voltou para casa, e desde esse dia em diante voltava à loja todos os dias para comprar um CD.
A menina sempre os embrulhava para que os levar para sua casa e enfiá-los no closet. Ele era muito tímido para convidá-la para sair, não podia.
Sua mãe soube disto e tentou animá-lo para que tentasse. No dia seguinte se armou de coragem e se dirigiu até a loja.
Como todos os dias, comprou outra vez um CD, e como sempre, ela foi para o depósito envolvê-lo. Ele pegou o CD e aproximou-se dela quando não estava olhando, rapidamente deixou seu telefone no balcão e saiu correndo da loja...
Trrrrriiiiiiiiiiimmm!!!!! Sua mãe atendeu:
- Alô?, Era a menina, perguntou por seu filho; e a mãe desconsolada, entre soluços:
- Quê... Não sabes?..... Morreu esta manhã.
Houve um silêncio prolongado, exceto os lamentos de sua mãe. Mais tarde a mãe entrou no quarto de seu filho para Recordá-lo. Ela decidiu ver suas roupas. Assim, abriu seu closet... Para sua surpresa se deparou com uma montanha de CDs embalados. Nenhum estava aberto. Causou-lhe curiosidade ver tantos e não resistiu.... Tomou um e se sentou sobre a cama para vê-lo. Ao fazer isto, um pequeno pedaço de papel saiu da caixa plástica. A mãe o apanhou para lê-lo e dizia: “olá!!! Estas muito bonito. Quer sair comigo?... Sofia.”
De tanta emoção, a mãe abriu outro e outro pedaço de papel em vários CDs. E estes diziam a mesma coisa....

MORAL DA HISTÓRIA:
Assim é a vida, não esperes demasiado para dizer a alguém especial o que sentes. Diga-lhe hoje. Amanhã pode ser muito tarde. Esta mensagem tem sido escrita para refletir, assim, pouco a pouco, irá correr o mundo.

Beije alguém que amas e sentirá a magia.
Com amor tudo é possível.

NÃO ESQUEÇA...

NÃO ESQUEÇA...